Na minha opinião as principais Doutrinas Políticas definem(pelo menos na Teoria) os objetivos dos partidos e até mesmo algumas maneiras de alcançar seus objetivos. Mesmo alguns partidários e muitos adversários tem interpretação diferente das correntes. E penso e acredito que devemos considerar o melhor de cada uma delas e procurar aplicar efetivamente seus melhores conceitos que trazem efetivamente benefícios a todos e não apenas o Grupo A, B, C, ou D.
O principal pensamento dos Liberais é de que Liberalismo e Democracia são sinônimos, mas os liberais tem a convicção de que o poder do Estado não pode ser exercido em todos os campos, mas que existem esferas sujeitas à deliberação individual, classicamente os âmbitos da economia e da vida privada. Já a Democracia(pelo menos teoricamente) é o governo de muitos, em oposição ao governo de poucos e ao de um só, Para os liberais, o essencial é limitar o poder; para a democracia, distribuir o poder.
Os liberais pensam um Estado dessa maneira:
1- Exercício do poder regulado por normas gerais, normalmente reunidas em uma Constituição(que deve ser refeita, pois a Constituição de 88 foi realizada em um momento no mundo que não existe mais);
2- incorporação, nesse conjunto de normas, de garantias aos direitos considerados fundamentais;
3- Presença de mecanismos efetivos de controle do poder(acredito que a Transparência através da utilização de plataformas digitais podem ampliar e facilitar esse controle, e também preparando as pessoas para acessar e também fiscalizar os Órgãos do Poder Público); e
4- Redução da ação do Estado ao mínimo indispensável. Quanto menores as funções atribuídas ao Estado, mais fácil será o controle de seus poderes.
Uma visão do Liberalismo que deve ser considerada é a posição radicalmente antipaternalista.
Religião, estilo de vida, costumes, profissão, negócio, são todas esferas em que cada um é o melhor juiz de seu interesse. A intromissão de regras externas, mesmo as da lei, que digam aos indivíduos o que devem fazer e como devem comportar-se, resulta sempre em perdas para os interessados. O paternalismo, na visão de diversos expoentes do pensamento liberal, é a pior forma de despotismo.
Mas também é URGENTE e NECESSÁRIO que o Governo, facilite isso, criando, estimulando e usando os meios disponíveis para preparar as pessoas para tal independência, pois ainda se utiliza dos principais canais de comunicação para Alienar a grande maioria das pessoas.
Concordo que o Governo não deve ser tão paternalista, mas que deve cobrar, principalmente dos Meios de Comunicação em Massa(Televisão e Rádio), uma programação que estimule e até mesmo ensine, as pessoas que não dispõe de recursos para acessar os meios digitais de forma realmente efetiva, a se emanciparem e não serem alienados em uma sociedade extremamente de consumo.
Como esse setor é uma concessão, deveria haver uma cobrança maior da parte do Governo para uma Programação melhor para todos(principalmente os que ainda não dispõe de recursos para ter acesso à tecnologia de forma mais efetiva).
E não apenas ser o tempo todo manipulado por grandes grupos empresariais que ditam tudo, inclusive a programação das emissoras, através do poder financeiro exercido pelos anúncios.
Assim o Estado pode realmente prover mais condições necessárias ao livre desenvolvimento dos indivíduos.
Comentarios