top of page
Foto do escritorMarco Antonio Silva Jorge

Alfabetizar CORRETAMENTE Jovens e Adultos com o DIGITAL

HOJE, temos 29% “quase 30%” de analfabetos funcionais.

Três em cada Dez, jovens e adultos de 15 a 64 anos são considerados analfabetos funcionais, conforme apontam dois centros de pesquisa importantes, o Inaf(Indicador do analfabetismo funcional) e o IBOPE.

Parece que atualmente temos muitas barreiras para mudar esse cenário, salas superlotadas, indisponibilidade de tempo e recurso para se matricular e até ir regularmente em horários pré-definidos às salas de aula, falta de professores nas escolas tradicionais, e outros problemas.

Disponibilizar meios – o que mais temos atualmente. Um computador pode ajudar entre 5 a 10 por dia, pelo menos. ( se cada usuário utilizar por 2 horas, num expediente de 08:00 às 18:00, cinco podem se capacitar usando o mesmo computador para estudar)

Se disponibilizarmos espaços para que essas pessoas(jovens e adultos de 15 a 64 anos – EJAs) possam realizar a continuação dos seus estudos, através da Educação à Distância(EaD), acredito que em pouco tempo, podemos mudar essa estatística(REALIDADE) e melhorar o desenvolvimento econômico como um todo, capacitando melhor nossa população através dos meios que dispomos.

Todos os dias, leiloeiros públicos, vendem dezenas, às vezes centenas de computadores, por que não utilizar esses computadores para criar Centros de Estudo e Tutoria à Distância em várias localidades(com um custo muito muito inferior a uma escola, pois pode-se contar até mesmo com parcerias com empresas, comércio, instituições com espaços disponíveis) com baixo custo, utilizando apenas um ou uma pessoa para atender e disponibilizar o acesso e poucos tutores presenciais(um de humanas, um de exatas, um de comunicação) para auxiliar nos momentos de dificuldade com o conteúdo OnLine.

Jornal O Estado de São Paulo 06 de agosto de 2018.


0 visualização0 comentário

Comments


bottom of page